Notícias

A VITAMINA D3 É VITAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE ATLETAS

Untitled-3

VITAMINA D3 É O HORMÔNIO ESTEROIDAL

MAIS POTENTE DO CORPO HUMANO.

Como os todos os hormônios esteróides, a vitamina D3 funciona ligando seus genes. Isto é, em centenas de tecidos por todo o seu corpo, a vitamina D3 ( calcidiol transformando-se em calcitriol ) expõe seu genoma! Ele dá o sinal para seus genes produzirem centenas de enzimas e proteínas cruciais para manter a saúde e lutar contra doenças.

O efeito de vitamina D3 no desempenho físico é conhecido há décadas. Nos anos 50, vários estudos alemães aludiram aos efeitos benéficos de vitamina D3 no desempenho atlético

Já é bem conhecido que o desempenho físico e atlético é sazonal . Ou seja: mais eficiente no verão do que no inverno.

A vitamina D3 também aumenta o tamanho e número das fibras musculares de Tipo II (contracção rápida) . A maioria dos estudos mostram que, os níveis de 25 (OH)D estão directamente associados com o desempenho físico e muscular em indivíduos idosos.

Outra recente revisão concluiu que a maioria dos estudos mostra que os níveis de 25 (OH)D estão diretamente associados com desempenho físico em indivíduos mais velhos. Assim sendo, segundo as pesquisas efetuadas, especialmente em indivíduos idosos a vitamina D3 melhora a performance física.

Mas não é só o desempenho das pessoas mais velhas que é afetado pela deficiência de vitamina D3. Uma revisão recente concluiu que:

Existe uma crescente evidência, que suporta a existência de um papel funcional da Vitamina D3 no músculo esquelético, com um potencial impacto tanto no desempenho atlético como nas lesões desportivas de jovens, em principio saudáveis.

Outros estudos mostraram, que níveis baixos de vitamina D3, são um fator contribuidor para as fracturas ósseas e lesões articulares em atletas.

Conclusão: A vitamina D3 pode melhorar o desempenho atlético em indivíduos que estejam com níveis deficientes desta vitamina. O pico da performance atlética, parece ocorrer quando os níveis de “25(OH)D aproximam-se dos valores ótimos de de 100ng/dl”. Esses níveis de vitamina D3 também podem proteger o atleta de várias condições médicas agudas e crónicas.”

Referencias:

1) Seidll E, Hettinger T. Influência de vitamina D3 em força e eficiência de adultos saudáveis. Z de Int Angew Physiol. 1957;16(5):365-72.).
2) Athletic performance and vitamin D. – Cannell JJ – Med Sci Sports Exerc – 01-MAY-2009; 41(5): 1102-10.)